sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Pirulito eletrônico" promete simular efeitos de drogas

Uma empresa inglesa promete lançar nos próximos dias um aparelho que provoca no cérebro efeitos parecidos com o das drogas. Batizado de Eye Candy, o produto se assemelha a um pirulito, e funciona ligado à porta USB do computador. De acordo com os criadores, o Eye Candy transmite estímulos elétricos para a língua. Por meio de um conceito chamado de 'substituição sensorial', ao chegarem ao cérebro os estímulos não-visuais aplicados na língua se transformariam em imagens e outras sensações. O comprador pode escolher entre seis tipos de 'drogas eletrônicas', cada uma prometendo um efeito diferente, como relaxamento, meditação e aumento da sociabilidade. Em 2007, um programa que prometia simular o efeito de drogas por meio de sons ganhou popularidade na internet. Na página i-Doser, os internautas encontram batidas musicais que prometem causar essas sensações -- é possível ouvir uma amostra grátis no site, além de baixar os arquivos pagos ou comprar CDs.

'Pirulito eletrônico' promete simular efeitos de drogas. (Foto: Reprodução Globo.com)

Segundo a página, a simulação dos efeitos da maconha, da cocaína e do ópio acontecem porque as batidas sincronizam as ondas cerebrais para os usuários sentirem-se eufóricos, sedados ou para terem alucinações.

Risco


“É possível que esses sons façam o que prometem. Sabemos que há uma série de estímulos que alteram o mecanismo cerebral, como acontece com a hipnose. Mas ainda é cedo para sabermos as conseqüências desse tipo de experiência na internet, já que é algo muito novo”, afirmou Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) especializado no tratamento de dependências. Pelo fato de os efeitos serem desconhecidos, Silveira não é um entusiasta desse tipo de simulador que, segundo ele, pode viciar. “É uma alternativa menos lesiva que a droga química, mas definitivamente não é benéfica, porque manipula a consciência do usuário”, afirma, lembrando das mensagens subliminares. “É possível que esses programas comecem a passar mensagens para os internautas, sem que eles se dêem conta disso.”

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

9ª BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO


Anunciadas as categorias da 9ª BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO ADGBrasil – 20 anos


publicado originalmente por ADG Brasil mailto:adg@adg.org.br


A 9ª bienal vai abrir espaço para os designers apresentarem suas idéias e visões a respeito do design gráfico. Ao invés de inscreverem seus trabalhos a partir de categorias descritivas, os designers terão à sua disposição nove categorias conceituais. Caberá a eles decidir em quais delas seus projetos melhor se encaixam. Assim, a Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG Brasil se torna espaço para a reflexão e desenvolvimento do design sem consagrar somente trabalhos efetivamente produzidos. A grande transformação da nova edição é a busca pelas expressões contemporâneas das tendências e linguagens do design brasileiro.
Leia mais fazendo download do arquivo sobre as Categorias abaixo.

Curadoria Geral Cecília Consolo

Edital:




quarta-feira, 13 de agosto de 2008

10 melhores fotos em miniatura falsa

Para quem não conhece, a fotografia tilt-shift é uma foto que simula uma imagem em miniatura. As fotos abaixo são lugares reais, em tamanho real que com a ajuda de uma lente especial (ou até mesmo Photoshop) é possível enganar nossos olhos e nosso cérebro e levá-los a acreditar que aquilo é de fato uma miniatura.

Peguei as 10 melhores imagens que consegui achar. Vale lembrar que essas imagens são reais, porém o efeito da lente faz com que pareça que o cenário esteja em versão miniatura.











Caso queira ver mais imagens, sugiro que procure por “tilt-shift” no Google, ou “miniatura falsa“.

Originalmente publicado no blog do digital paper web: