Objetivos da Embalagem
De muito tem-se discutido sobre a importância da embalagem. Basicamente, ela é o cartão de apresentação de seu produto ao mercado.
Logo, torna-se de importância vital que a embalagem seja concebida de acordo com as técnicas e funcionalidades esperadas do produto. Também é de suma importância que a embalagem esteja em conformidade com a lei e as normas de segurança necessárias.
Podemos destacar alguns objetivos que a embalagem deve resolver:
Fazendo Propaganda Na Embalagem
A embalagem é um excelente veículo de comunicação, sendo extremamente objetiva, pois sabemos exatamente qual é o público que a mensagem nela contida vai atingir. Ou seja: "Os consumidores do produto."
Oferecendo Produtos
A embalagem dos produtos estabelecidos pode conduzir outros produtos ou lançamentos oferecendo-os aos consumidores, para promover a experimentação ou relembrar produtos esquecidos.
Criando Novos Produtos A Partir Dos Produtos Existentes
Através da embalagem pode-se juntar produtos existentes criando novos produtos.
Fazendo Promoção A Partir da Embalagem
A embalagem é uma poderosa ferramenta para promover as vendas do produto, pois faz com que o consumidor "Veja" o que ele está recebendo.
Estas são apenas algumas idéias. Há muito mais a fazer para utilizar a embalagem como ferramenta de marketing. O importante é lembrar que ações como as descritas acima,
revitalizam e refrescam o produto, renovando seu apelo de venda.
25 idéias para utilizar sua embalagem como ferramenta de Marketing e Propaganda
1 - Reafirmar a mensagem veiculada pela propaganda do produto.
O Slogan publicitário pode ser escrito na embalagem.
Ex. Neston - O slogan está junto ao logo do produto.
2 - Criando novas mensagens publicitárias e imprimindo-as na embalagem.
Ex. Sorvete Misty: "incrível massa no palito".
3 - Anunciando os outros produtos da empresa.
Esta chamada pode incluir fotos dos outros produtos em pequenos anúncios.
Ex: Bom Bril
4 - Incluir folhetos ou apliques.
As embalagens em cartuchos podem carregar folhetos e anúncios com muita facilidade.
As garrafas podem sustentar "gargantilhas" e "colares" com mensagens publicitárias e assim por diante.
5 - Integrando a embalagem à campanha do momento.
A embalagem pode reproduzir o visual da campanha ou citá-la em janelas e splashes, criando um vínculo do produto com a comunicação.
6 - Ações de Sampling.
Acoplar amostras grátis divulga a amostra e valoriza o produto veículo com um brinde.
7 - Acoplando dois ou mais produtos.
O tradicional compre um e leve dois ou compre um e leve outro produto, ou ainda compre um e
outro e leve um terceiro e assim por diante.
8 - Formando Kits.
Produtos podem ser agrupados em kits
Ex. Embalagem com um barbeador, uma loção após barba e um creme de barbear.
9 - Formando Coleções.
Os produtos podem ser agrupados em coleções
Ex. Especialidades Nestlé.
Camel coleção de embalagens históricas numa embalagem exclusiva.
Cafés de diversas variedades numa maleta decorada. Idem para vários sabores de chás.
10 - Oferecendo desconto.
- Comunicar 10% mais pelo mesmo preço através de tarjas de destaque
- Compre este produto e ganhe desconto na compra de um outro.
- Compre este produto e recorte o cupom de desconto para abater na próxima compra.
11 - Oferecendo Brindes.
- grátis, livro de receita, brinquedos, utilidades, etc.
12 - Recorte e monte.
- Incluir na embalagem ou usar o verso da embalagem com coisas para recortar e montar.
- É comum nas embalagens de cereais matinais.
13 - Reutilize a Embalagem.
- Copos de requeijão
- Potes de sorvete
- Latas decorativas
14 - Acompanhando o calendário promocional com embalagens decorativas.
- Natal
- Dia das mães, dos pais, namorados
- Páscoa
- Dia das crianças
15 - Prêmios e sorteios.
Há promoções que podem oferecer prêmios a partir da embalagem.
- junte 3 rótulos ou códigos de barra e concorra.
- Achou o vale brinde, ganhou!
- Tampinha ou palitos premiado.
- Raspadinha na embalagem
16 - Comunicando promoções e eventos.
A promoção também pode ocorrer em outro lugar mas ser comunicada na embalagem.
- Citar na embalagem a realização de um evento que o fabricante promoveu, Rock in Rio, Holliwood Rock etc.
17 - Associando o produto a eventos e festas populares- Copa do mundo.
- Festa do peão
- Festival de Rock
- Olimpíadas
- Eventos e festas regionais
- Carnaval
18 - Miniaturas.
As miniaturas das embalagens oferecem ótimas oportunidades promocionais podendo ser incluídas nas embalagens normais, oferecidas como brinde etc.
19 - Embalagens Multipacks.
Além de obter um novo espaço de exposição e oferecer grandes painéis de comunicação, os multipacks promovem a venda de vários produtos ao mesmo tempo, e devem ser uma opção considerada para todos os produtos, utilizando a embalagem como um espaço para invenções, idéias e inovações.
20 - Séries especiais e comemorativas.
- Edição comemorativa de 5 milhões de camisetas Hering, com produto numerado numa lata especialmente criada.
- Catupiry em caixa de mogno, madeira nobre - edição comemorativa.
Quando o fabricante tem algo a comemorar, deve comemorar na embalagem.
21 - Selos.
Se o produto ou o fabricante ganharam um prêmio ou fizeram alguma conquista importante, deve colocar um selo na embalagem para sinalizar a seus consumidores.
22 - Incentivo à reciclagem.
Além do tradicional símbolo de reciclagem, a empresa pode conduzir campanhas de reciclagem a partir da embalagem.
23 - Campanhas.
A embalagem é um meio de comunicação excelente para campanhas
Ex. Crianças desaparecidas.
- Esta empresa apóia entidades filantrópicas, assistenciais, de defesa da natureza...
24 - Relações cruzadas e troca de Aval.
A partir da embalagem pode-se desenvolver ações cooperadas com outras empresas.
- Embalagem com papel sulfite e caixa de lápis de cor.
- Pano de limpeza mais limpador multi-uso, selo de aval aparece na embalagem.
- Hering recomenda Omo.
- A Ferrari recomenda Shell.
25 - Agregar informações.
A embalagem permite agregar informações úteis sobre o universo do produto.
Ex. Dicas de saúde para esportistas em produtos fitness.
Dicas de pediatria para mães em fraldas.
Receitas em alimentos para preparar são adorados pelas donas de casa.
Rogério Novaes Arantes, Graduado em Comunicação Social pela UNIMEP-SP Consultor da
Atual Assessoria & Comunicação Ltda, Palestrante, e Especialista em Marketing.
e-mail: atendimento@atualvirtual.com.br
Publicado originalmente em: http://www.atualvirtual.blogspot.com/
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
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